quarta-feira, setembro 24, 2003

Crença e origem das simpatias
por Monica Buonfiglio

Os povos da Antigüidade acreditavam que um acontecimento meteorológico pudesse ser um recado dos deuses. Na verdade, cada fenômeno é realmente um reflexo do Cosmos. Um grão de areia, para muitos, é apenas um grão de areia. Para outros, é um ponto de partida para a Geomancia, por exemplo. Existem muitas crenças e costumes que, às vezes, tornam-se superstições, podendo ser encontradas inclusive em países diferentes, com culturas totalmente divergentes umas das outras.

Veja alguns exemplos:
Existe uma simpatia, de origem oriental muito utilizada de forma idêntica no Brasil nas religiões de origem africana: consiste em deixar um pedaço de pão em um canto da cozinha por sete dias; depois deste período, deposita-o embaixo de uma árvore frondosa. Acredita-se que, com isso, haverá abundância de alimentos na casa.

Outra também muito conhecida, e que dizem "atrair a sorte", é a de jogar um punhado de sal grosso ou refinado nos quatros cantos de cada cômodo da sua casa, toda vez que você se instalar em um novo local, seja ele sua nova residência, seu novo local de negócio etc. Ainda em relação às casas, outra dica para protegê-las é colocar duas faquinhas ou adagas cruzadas, como enfeite na parede no local de entrada da casa. Isto afastará qualquer tentativa de assalto. Esta referência curiosa encontrei em um culto praticado pelos nigerianos, que colocavam sobre uma tigela funda, uma pedra (onde reside a força do orixá Ogum), e sobre esta, duas faquinhas cruzadas.

Já lhe aconteceu vestir uma roupa do lado avesso distraidamente? Pois se isto acontecer, fique feliz! Saiba que é sinal de bom presságio, tanto sentimental quanto financeiro. Também nos cultos afros encontrei uma referência a respeito: acredita-se que quando alguém veste uma roupa pelo lado avesso, está sob a proteção do orixá Obaluaê, patrono da saúde, que nos protege contra doenças.

A cebola também tem o seu poder, sabia? Ela consegue afastar as influências negativas que porventura possam estar próximas ao seu campo de vibração pessoal. Faça o seguinte: sem descascá-la, corte-a em quatro partes. Depois, coloque os pedaços em um pratinho e deixe em algum lugar reservado (dentro da sua casa), onde ninguém mexa. Deixe-a por sete dias. Se após este tempo ela continuar limpinha, sem nenhuma mancha, é sinal de que não havia nenhum miasma. Mas, se aparecerem manchas azuis ou vermelhas (o que é mais comum) é sinal que o ambiente está saturado. Enterre os pedaços em um jardim ou despache na água de um rio.

Existe um método muito curioso que era usado pelos babilônios, e pode ser tentado por você. Trata-se da cinomancia ou adivinhação por intermédio de cães. Se um cão parar na sua frente quando estiver indo para o trabalho ou para um encontro, não é um bom sinal. Espere um pouco e depois siga em frente. Se o cão parar ao seu lado, significa proteção. Se um cão deitar em sua cama, é a indicação de que os elementais (seres da Natureza) estão felizes com você.

Para terminar, gostaria de dar uma dica em relação ao bocejo, que sentimos quando o ambiente está pesado. Antigamente, para se proteger, as pessoas costumavam chupar o polegar ou o dedo médio da mão esquerda. Hoje em dia, especialmente pelo estudo da Cromoterapia, sabemos que ter um pedacinho de pano vermelho junto ao corpo pode proteger-nos de qualquer influência negativa. Estas são algumas simpatias simples que você pode fazer, se desejar boa sorte.

12 comentários:

Unknown disse...

Essa semana vesti duas vezes no mesmo dia e no dia seguinte, a calcinha do avesso. Agora estou mais tranquila. Posso ficar, né? Obrigada ☺ Nilsi

Unknown disse...

Muito boa matéria
Vivo vestindo alguma peça de roupa ao avesso kkkķkkk
Obrigado

Unknown disse...

Acontece sempre comigo 😅

Unknown disse...

Hoje vesti o vestido do lado avesso, fiz todo o trajeto até chegar no trabalho e só percebi quando sentei e vi aparecendo a costura. Saber que é sorte e proteção já valeu o meu avesso.

Unknown disse...

Tem algum significado vestir a calcinha de traz pra frente sem querer

Unknown disse...

Vestir calcinha d trás p frente 0 qual significado

Unknown disse...

Que bom Adorei a matéria tava procurando uma resposta e aprendi outras amei.

Paloma disse...

Muito bom! Isso aconteceu comigo três vezes só ESSA SEMANA.

Unknown disse...

Amei.

Anônimo disse...

Me disseram que era bom deixar vestes ao avesso em um culto de matriz africana que frequento. Por curiosidade fui pesquisar e acabei achando teu blog. Gostei bastante da matéria!

Unknown disse...

Gostei

SILMARA disse...

Hoje estou com a calcinha pelo avesso
Só percebi quando fui ao banheiro fazer xixi mais não veste do geito certo deixei pelo avesso.Fiquei feliz em saber quê é sorte e proteção 😍🙌🏽🙏💸