quinta-feira, maio 08, 2008

Anemia

Nossa, faz tempo que eu não posto... Tanta coisa aconteceu, tanto trabalho! Enfim, me animei hoje a comentar um problema que tenho há algum tempo. Eu estou brigando com uma anemia (e vencendo!!) já tem uns 3 anos e, como boa xereta, quando descobri fui atrás de informações a respeito. Teve uns lances legais que eu descobri que podem ajudar a quem passa pelo mesmo problema:

A anemia é a deficiência de ferro e causa cansaço, sensação de frio, dor de cabeça, dificuldade para levantar de manhã, aumento da menstruação. Para informações técnicas, tem uma explicação boa sobre o cálcio aqui e sobre o ferro neste artigo da Albitech. O que vou explicar é o que descobri e experimentei para cuidar da minha anemia. É claro que se você está com essa peste, vai precisar de médico, exames laboratoriais e alguns remédios, nem pense em ficar sem esse apoio!

Quando se consome alguma coisa que contenha cálcio junto com o ferro, como queijo com carne, o corpo da gente ignora o ferro e cai matando em cima do cálcio. O ferro se fixa melhor durante o dia, já o cálcio durante a noite. Pra melhorar a fixação do cálcio, é bom tomar um pouquinho de cloreto de magnésio, porque o cálcio é bichinho safado, gosta de se fixar nos lugares errados! Por exemplo, nas juntas dos dedos, virando artrose (mas ele também se transforma em bicos de papagaio!!). O magnésio força o cálcio a se fixar dentro dos ossos. A respeito de cálcio e osteoporose, tem um artigo excelente na Albitech. Meio técnico, mas dá pra entender. ;-)

Ano passado comecei a tomar magnésio, doses pequenininhas, minhas dores nas costas sumiram como mágica... Aqui neste link tem a explicação que usei para começar a tomar o magnésio. É importante tomar uma dose pequenina de magnésio, porque em excesso ele funciona da forma contrária, diminuindo a absorção de cálcio! Até meu tio João Germano começou a tomar magnésio e está ajudando muito, ele diz que não larga de jeito algum.

Se a anemia está no começo, incluir fígado, beterraba e folhas verde-escuras na alimentação ajuda. Mas se for grave, aí é remédio mesmo, não tem outro jeito, a alimentação sozinha não dá conta da carência do corpo.

Eu li um estudo (não sei mais onde está!) que indicava que o ferro ém melhor absorvido em pequeninas quantidades com algo ácido. Aquele lance de tomar suco de laranja é ótimo, ajuda mesmo! E é aconselhável tomar o remédio em jejum ou de estômago vazio, se for em cápsula. Se vai tomar leite de manhã, melhor esperar pelo menos uma hora, assim o ferro é absorvido ao máximo.

Quando a mulher está anêmica, a menstruação fica muito, muito forte, durando até 10 dias. Algumas até menstruam 2 vezes ao mês (por 10 dias!). Essa perda de sangue aumenta ainda mais a anemia, é lance tostines mesmo: anemia aumenta menstruação e menstruação piora a anemia (mais a respeito no ABC da Saúde). Percebi que tomar ferro em cápsulas de manhã, uma quantidade pequenina como 20 ou 30 mg, receitada pela minha médica querida, funciona como mágica e garante ânimo para o dia. A menstruação diminui de volume e a sensação de mal-estar matutino desaparece. Como o consumo de doses grandes de ferro costuma travar o intestino, aí vale tomar um iogurte ou yakult de noitinha, junto com uma dose pequenina de magnésio.

De resto, é contar com um bom médico, fazer exames pra verificar como anda o ferro e a ferritina no sangue e se cuidar bem pra não ficar doente de novo. ;-)

8 comentários:

Marisa Lopes disse...

Lia, ótimo post esse sobre anemia, eu tive há uns 2 anos e demorei 1 ano em tratamente intensivo, exames de sangue periódicos etc ... os efeitos da anemia são muito danosos, vale o alerta ! Bjs

mixi disse...

Lia, vim ate voce por obra do "acaso", pois ha algumas semanas soube que minha filha, com 30 anos, estava anemica.
Como ela teve que viajar a trabalho, deixou para resolver essa parada quando voltar.
Mas toda mãe se preocupa e eu tenho procurado artigos sobre essa doença feito uma maluca, agora fiquei mais tranquila em saber que o tratamento não é um bicho-de-sete-cabeças, vou enviar o link do seu blog para ela e recomendar que leia com atenção, se possivel, solicite do medico tais medicamentos...
Eu tenho muitas dores nas juntas, será que o magnesio pode me ajudar?
Vou consultar meu geriatra sobre essa possibilidade.
Obrigado por repartir seu sabe com outros, Deus te abençoe e um grande beijo

Marcia

Wanda disse...

Lia, Que boa esta orientação!
Comentei aqui com minha família e todos ficaram de examinar este assunto,com médicos. Também estamos dispostos a tomar o magnésio.

Obrigada!
Muita saúde para você.

Lia disse...

Pessoal, que bom que este post está ajudando... :-D
Mas lembrem que o melhor é ter acompanhamento médico, assim vcs garantem que a danada não volta! :-D

carla disse...

Olá, meu nome é Carla tenho 33 anos, acabei de ter um aborto retido, tive hemorragia e por isso estou com anemia, o minimo é 12 estou com 8.4.Tenho muito medo, vou a medica segunda 26/04/10, o médico que viu o resultado disse que é situação de transfusão, não tenho fome, mas depois de ler artigos na net e ler o seu, vou entrar de cabeça na alimentaçao correta, minha nutricionista me passou remedio manipulado, ferro, vitamina essas coisas.
Vamos ver que a minha medica fala na segunda, quero ficar boa logo, pois tenho meu marido um filho lindo de 3 anos e na hora certa tentar o egundo filho.
Beijos Lia e obrigada pelo seu texto.

Rosangela disse...

Aprendi mais um pouco sobre como cuidar da animia. Fiz um tratamento mas relaxei, repeti os exames e o laboratório errou feio,mostrou q eu estava curada acabei fazendo uma cirurgia baseada nele agora estou com as taxas mais baixas ainda, estou de volta na tentativa de combater essa anemia a base de remédios e uma alimentação melhor mas preciso descobrir uma forma de ter prazer em comer, de sentir vontade mesmo em comer se isso acontecer sei q vou melhorar bastante!!! Obrigada pelas dicas!!! Paz, luz e muito amor em sua vida!!! Bjussss

Mônica Dayane disse...

Ainda não fiz exame de sangue p saber se estou com anemia, mas estava aqui curiando esse site porque tudo indica que estou. Fui ao médico e só me passaram um raiox do torax, pois além desses sitomas q vc pôs aí, estou com uma gripe muito forte e meus bronquios gritam de tanto catarro :( Estou com um cansaço muito grande, fraca, minha cor está fugindo, minha cabeça doi o dia todo, não aguento mais! E ainda tem minha menstruação que era p vir no fim do mês, não veio :/ Veio dia 07 e ainda mais muitoooo estranha, pouquíssima demais e no mesmo dia foi embora! Será que vc poderia me ajudar? Estou muito preocupada... OBRIGADA E SAÚDE :)

Lia disse...

Oi, Mônica!!
Tentei responder, mas não encontrei seu email, então vai por aqui mesmo...
Eu tive um bocado de sinusite e o que mais me ajudou foi acupuntura. De repente valeria vc procurar um BOM acupunturista para te ajudar.

Outra coisa, procure um bom médico, quem me ajudou mais foi minha dermato (!!), médica maravilhosa e interessada no meu bem estar, então é questão de analisar sim o que está te acontecendo. Tem que pedir um hemograma completo, com análise da tireóide e tudo o mais, aí sim vc tem como ver o que está acontecendo.
Então... é batalhar pra melhorar. :-)

Boa sorte, espero que vc leia!!!