domingo, julho 12, 2020

Um toque de água de cheiro

Quando eu era pequena, sempre me encantei com os vidros de cheiro da minha avó materna. Ela tinha alguns maravilhosos, aqueles antigos, com ervas misturadas e cores estranhas. Quando eram abertos, exalavam perfumes exóticos, que a indústria ainda não conseguiu reproduzir. A mera lembrança já me transporta para aquela época...

O olfato é o sentido mais próximo do cérebro, mais básico. Os sinais aromático são inalados, enviados ao sistema límbico cerebral e exercem efeito direto no pensamento, emoções e memórias. As respostas costumam ser rápidas, e assim temos uma excelente ferramenta a ser magicamente explorada. Podemos trabalhar visualizações associadas a aromas: um óleo de rosas pode ajudar em questões amorosas, o de jasmim nas de amor próprio, o de canela nas eróticas e assim por diante. Lembre-se que tais associações são individuais, assim, preste atenção para perceber se o aroma de baunilha lhe estimula mais do que o de canela. O importante é que você se sinta bem. E para descobrir, nada melhor do que experimentar.

Assim, minha sugestão é uma visita a uma boa loja de essências e produtos de perfumaria. Não é necessário gastar uma pequena fortuna, embora seja possível, tal é a variedade de produtos existentes. Caso em sua cidade não exista nenhuma loja, use a alternativa que minha vovó me ensinou... garanto que ela gostaria de saber que eu espalhei a receitinha dela!

Água de Colônia - Fórmula normal
Neste projeto inicial, escolha seu aroma predileto, aquele que você se sente bem. Também é aconselhável decidir antecipadamente qual será a finalidade deste perfume: se será utilizado somente em rituais (para facilitar sua conexão com o sagrado) ou se a intenção é de proteção, para o dia-a-dia em um escritório conturbado. Ou ainda para os encontros amorosos...

Material necessário:
Álcool de Cereais...........780 ml
Essência....................50 ml
Fixador.....................20 ml
Propileno Glicol............20 ml
Água Destilada..............130 ml

Modo de Fazer:
Coloque o álcool em um recipiente de vidro (de preferência âmbar) e acrescente a essência, o fixador e o propileno glicol, dissolvendo bem. Em seguida, acrescente a água destilada, agitando bastante. Caso deseje, coloque folhas e ervas. Deixe macerar por cerca de 10 dias com resfriamento alternado (1 dia no congelador ou freezer e outro dia fora, à temperatura ambiente). Não exponha ao sol nem ao calor direto. Se quiser, passe para vidros menores, que podem ser enfeitados com fitas, cordões ou ráfia amarrados ao gargalo.

Água de Colônia - Fórmula Alternativa
Você está com a vida corrida para ir atrás da loja de essências ou não existe uma na cidade. Então a fórmula da vovó serve para suas necessidades.

Em uma perfumaria, escolha uma água de colônia pronta e que combine com o que você precisa. Como boa taurina, adoro misturar os aromas, assim, muitas vezes já comprei uma Água de Alfazema (aquela da Phebo, mesmo), misturei gotas de óleo essencial de mirra e lavanda e ainda coloco folhas e sementes. Deixo isso tudo por cerca de um mês no escuro do armário, lá no fundo, assim o cheiro pega . A água de colônia industrializada já tem o fixador e os ingredientes necessários, assim você só precisa misturar os complementos. A idéia é essa, agora use sua imaginação para desenvolver de acordo com o que você precisa.
Na água de colônia Contouré, minha avó costumava misturar raízes de patchuli, folhas de erva cidreira e pedacinhos de casca de laranja (sem a parte branca), ficava levemente cítrico, uma delícia. Outros ingredientes fáceis e possíveis são cravos, paus de canela, folhinhas de hortelã fresco, etc.

Dicas:
Verifique sempre se a lua está em posição favorável e de acordo com a finalidade do perfume. Evite quando estiver fora de curso e faça o trabalho dentro de um círculo mágico para garantir que forças externas não interferirão. E lembre-se de carregar todos os materiais com a energia adequada antes de começar a misturar os ingredientes.

Aconselho o uso de luvas na hora da mistura dos ingredientes. Na primeira vez que fiz minha água de lavanda, não usei luvas e o cheiro do fixador grudou em minhas mãos, causando uma dor de cabeça tão forte que passei mal. Pode ser aquelas luvas de látex, que se compra baratinho nas farmácias. Se você não gosta das luvas, muito cuidado para não deixar cair o fixador e enfrentar o mesmo problema, ele não sai quando lavamos as mãos com sabonete.

Para obter uma lista das propriedades das essências, é aconselhável consultar um livro como Magical Aromatherapy , do Scott Cunningham. Existem várias listas espalhadas pela net. E também é possível: usar uma boa relação de aromas de incenso, verificar a quais deuses e planetas a erva é dedicada, suas propriedades mágicas, etc.

Ao usar a água de colônia, visualize novamente o seu desejo. E a mais importante: espalhe esse cheiro delicioso pelo mundo... ele é todo seu!

Nenhum comentário: