domingo, julho 12, 2020

Mais que uma pitada de sal

Este artigo foi originalmente publicado no site Bruxas.org em 12/11/2001.

- - - - - -

Como falar de magia e não falar do sal? Substância essencial à vida, seu excesso pode causar a morte. Excelente esterilizador, é uma das melhores matérias primas da magia, limpando e purificando auras e ambientes com grande eficácia.

O cloreto de sódio é tão importante hoje em dia quanto foi na antigüidade. Mineral de estrutura cristalina composto por cubos regulares de seis lados, sua estrutura relaciona-o ao elemento Terra. A constituição das camadas geológicas subterrâneas demonstra que o sal apareceu nos depósitos mais recentes da crosta da terra, tornando-se abundante à medida que a vida se organizava. Extraído de minas ou obtido pela evaporação da água do mar (o que o relaciona também ao elemento Água), sua produção e utilização já eram conhecidas desde o princípio da humanidade, como comprovam antigas ilustrações e textos de cerca de 4.000 AC.

No Antigo Egito, ele era essencial na salga de alimentos, especialmente da carne, e como auxiliar no processo de mumificação dos mortos. Gregos, romanos e outros povos antigos utilizavam o sal não só como condimento para dar sabor aos alimentos, mas também como moeda para suas operações de compra e venda. A palavra latina 'salário' surgiu porque os romanos pagavam com sal as remunerações de suas legiões. E um principais acessos de Roma chama-se "Vila Salaria", justamente por ser o caminho por onde vinham as caravanas que traziam sal para a capital do Império. Os romanos ainda tinham uma prática cruel contra os inimigos vencidos: salgavam a terra, tornando-a infértil.

No Brasil colonial, o costume de consumir sal foi trazido pelos europeus. Para sua distribuição, foram abertas as "estradas de sal", utilizadas por bandeirantes para alcançar o sertão e o interior. E sua extração começou a ser feita por nossas bandas em 1801.

Considerado como uma raridade, até o século XVIII um saleiro de prata colocado na mesa era utilizado para indicar a importância dos convidados nas mesas. Acima do sal sentava-se o anfitrião à cabeceira, com os convidados mais ilustres. Abaixo do sal ficavam os convidados menos nobres.

Com a chegada da Revolução Industrial, o sal passou a ter mais funções, tornando-se matéria prima essencial para indústrias químicas e têxteis, sendo utilizado para produção de cloro, soda cáustica, barrilhas, ácido clorídrico, vidro, alumínio, plásticos, borracha, hidrogênio, celulose e em centenas de produtos das indústrias químicas, metalúrgicas, de alimentos e outras.

E durante esse tempo todo, o sal também foi utilizado com finalidades religiosas. Por sua pureza e dificuldade de obtenção, era uma das oferendas mais importantes para as divindades, sendo considerado um substituto mágico do sangue, quando este era necessário. Os altares no antigo Egito, Grécia e Roma eram limpos ritualisticamente com sal, ato repetido pelas igrejas cristãs. No Havaí contemporâneo, ainda é praticado um antigo ritual de misturar o sal alae (sal de rocha coberto com solo vermelho rico em ferro) com a água para pulverizar com uma folha de ki sobre as pessoas para purificação. Os mexicanos costumam pendurar uma grande coroa de alho ou babosa com pequenos pacotes de sal para espalhar proteção e atrair dinheiro. E por todo o mundo ele é utilizado para limpeza e purificação de objetos.

Desta vez, pretendo apresentar algumas utilizações e receitas para aproveitarmos esse mineral com sabedoria.

Limpeza e purificação de objetos
Você ganhou uma bela pedra e deseja utilizá-la magicamente? Seja qual for o objeto, sempre é aconselhável limpá-lo. Se for uma pedra ou outro objeto que possa ficar na água, numa noite em lua minguante, coloque-o mergulhado em uma solução de 50% de sal grosso e 50% de água em uma vasilha de vidro, cerâmica ou porcelana (metais em geral não são adequados, pois liberam toxinas). Deixe por 1, 3 ou 7 noites e lave bem após retirar da solução. Se for algo que não possa ser molhado (como cartas de um tarô), simplesmente não coloque a água, enterre-o no sal. Ah, não reaproveite o sal ou a solução, jogue fora depois de usar.

Pequenas práticas mágicas
Para proteção de seu lar, espalhe sal nos cantos de cada aposento.

Caso precise 'aterrar-se', conectar-se à terra com mais firmeza, coloque uma pitada de sal em sua língua. Outra possibilidade é carregar um saquinho verde com sal em sua bolsa ou carteira (não precisa ser muito). Também serve para atrair dinheiro, especialmente se for pulverizado com noz moscada (você ainda pode incluir uma pedra como jade, olho de tigre ou outra voltada a dinheiro). Quando sentir que atingiu seu objetivo, jogue o sal em água corrente e limpe a pedra.

Espalhe sal grosso para delinear seu círculo mágico (não faça isso na terra, pois muita quantidade de sal pode torná-la infértil).

Banhos mágicos
A eficácia dos banhos mágicos é conhecida a muito tempo. Eles servem tanto para purificação quanto para relaxamento, depois de um longo dia de tensão...

Sais espumantes para chuveiro
Ingredientes (rendimento: cerca de 1,300 kg)
1 kg sal (pode ser fino ou grosso)
250 g de sulfato de magnésio (ou sal amargo)
15 ml de essência
5 a 6 gotas de corante alimentício
50 g de lauril em pó

Como fazer
Misture bem todos os ingredientes em um refratário (ou em um saquinho de plástico transparente). Coloque-os em vidros bem fechados.

Este sal de banho para chuveiro pode ser aplicado em uma esponja, atuando como esfoliante. Quando utilizá-lo, visualize que seus problemas, dúvidas, preocupações, angústias, doenças e quaisquer energias negativas são lavadas, deixando seu corpo e indo para a água, onde serão neutralizadas e transmutadas.

Sais efervescentes para banheira
Embora não contenha cloreto de sódio, estes sais contém bicarbonato de sódio, parente próximo do sal e responsável pelo efeito efervescente. Bons como componentes de uma noite romântica...

Ingredientes (para 3 bolas médias)
1 xícara (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 xícara (chá) de ácido cítrico
1/2 xícara (chá) de amido de milho (Maizena ou outro)
10 ml ou 2 colheres (sobremesa) de essência ou óleo essencial a gosto
Algumas gotas de corante alimentício (na cor que desejar) (no máx. 6 gotas, senão mancha a pele)
1 vidro de spray com água
1 vasilha de vidro
1 molde de alumínio tipo esfera (caso deseje que as bolas tenham um formato regular)

Obs.: SEMPRE USE LUVAS!!! Senão a pele da mão descasca inteirinha.

Como fazer
1. Coloque os três primeiros ingredientes na vasilha e misture bem com as mãos. Muitas vezes eu faço dentro de um saquinho transparente ou de supermercado, pois assim não preciso ficar lavando a vasilha e não mancha a gente. Também é ótimo porque evita a mistura dos cheiros das essências e depois podemos jogar fora sem consciência muito pesada. Se quiser que faça espuma, acrescente 1 colher (sopa) de lauril em pó à receita.

2. Adicione aos poucos a essência e o corante, intercalando-os e mexendo com as mãos.

3. Com o vidro de spray, borrife POUCA água, devagarinho, e vá mexendo até sentir que a massa está úmida. (esta parte que precisa ser sem as luvas, mas só para sentir a umidade da massa). Excesso de água provoca a efervescência, muito cuidado para não chegar a esse ponto.

A manha: O ponto certo é quando a massa não forma nenhuma rachadura ao ser comprimida na palma da mão, com consistência de cuscuz.

4. Coloque um pouco da massa no molde e aperte bem. Quando preencher, tampe com a outra metade e complete com o restante da massa, apertando pelo orifício superior. Outra opção é fazer uma bola à mão, porque quando se usa o molde, muitas vezes a bola se quebra quando tentamos tirar... e à mão fica com uma carinha bem rústica, é legal colocar umas ervas ou uns cravinhos enfeitando.

5. Aguarde cerca de 15 minutos e desenforme. Repita o processo para formar outras bolas.

Normalmente, esta bola é jogada em uma banheira ou balde com água.

MINHAS DICAS

- Coloque ervas em flor como camomila, pedaços de canela, pétalas de flores secas e até mesmo mini-rosas misturados na massa. Ou então casca de laranja desidratada.

- Aplique purpurina em pó na forma e depois coloque a massa (a bola sai com a purpurina junto, fica lindo!).

- Para embrulhar, utilize papel chumbo (tipo de bombom) ou o filme plástico (aquele que usamos na cozinha mesmo!).

- Se você estiver em São Paulo, a melhor região para comprar os ingredientes é a Rua Silveira Martins, próximo à Praça da Sé. Algumas das lojas de lá também fazem entrega no Brasil inteiro.

OBS.: A validade dos dois produtos é de 6 meses.
Se alguma criança for utilizar, dê preferência aos sais efervescentes para banheira. O sal é forte demais para ser usado com crianças. Evite usar mais de 3 x por semana, porque os sais tiram a oleosidade natural da pele e ressecam. Após o uso, passe um bom óleo ou creme hidratante.

Bons banhos e bons cheiros!

Bibliografia
Cunningham, Scott - Enciclopédia de Cristais, Pedras Preciosas e Metais - Ed. Gaia, 1999.
Streep, Peg - Altar - A Arte de Criar um Espaço Sagrado - Bertrand Brasil, 1999.
Deaver, Korra - Rock Crystal - Samuel Weiser, Inc. - 1987.

www.quimicoll.hpg.ig.com.br
www.romani.com.br

Nenhum comentário: