domingo, julho 23, 2006

Uns pontinhos pra cá, outros pra lá...

Ok, eu admito. Sou maníaca, viciadinha e, pior, sem a mínima intenção de me consertar. Ao menos é por algo que considero saudável (além de delicioso): trabalhos manuais. Pra que essa confissão no meio de um blog? Pois é. Agora, além de patchwork, pintura country em madeira, crochês, costuras, fuxicagens, bonecas, tricôs de cachecóis e afins, também comecei a fazer trabalhos feltrados. (Ouço vozes ao fundo: 'Como?')

Sim, feltrados: você tricota uma peça, faz em um tamanho absurdamente gigantesco (é o que parece na hora), depois encolhe na máquina de lavar com um pouco de sabão e água quente. O resultado é um tecido grosso, sem pontos aparentes e, depois de secar ao ar livre no formato desejado (isso é importante!), o treco ainda fica levemente à prova de água e firme. Muito bom pra bolsas, sacolas, porta-outros-trecos e afins!!! Esta aí embaixo ainda precisa receber umas flores feltradas pra ficar perfeita, mas já estou carregando revistinhas fofas nela:

Claro que eu descobri meio sem querer, sapeando num blog de tricô. Eu queria só uma receita de chapéu ou bolsa pra fazer na minha viagem ao Rio, terminei com mais um vício. Ah, ainda por cima, é relativamente rápido e não requer demais do cérebro. Usamos pontos simples, porque eles não aparecem mesmo depois de feltrar. Só é necessário algumas receitinhas, agulhas largas e novelos com no mínimo 70% de lã pura (não pode ser acrílico). Já estou suspirando nos sites importados, cheios daquelas lãs cheias de frique-friques, porque lá nos States a coisa virou mania...

Aliás, os sites estrangeiros, especialmente os norte-americanos, estão lotados de receitinhas, dicas, imagens e fofices. Estou apaixonada pelo www.knitty.com!!! Lá que encontrei a receita desta bolsoleta fofa, a minha 'French Market Bag' que agora contém meus trabalhos de tricô em andamento:

E ainda traduzi a 'bolsa verde da Rosi' pras minhas 'migas da lista de discussões sobre 'felted things', vocês acham que eu ia conseguir viver sem amigas pra conversar a respeito? Nananinanão!

Cada um com seu vício, né? Fico tão feliz pelo meu render coisas lindas... :-D

Editando em 22/set/2010: O link para a French Market Bag traduzida é este:

http://artesbruxas.blogspot.com/2007/05/french-market-bag-de-polly-outhwaite.html

A bolsa azul foi inventada em cima de uma receita da Solange do Mon Tricot:

http://arquivomortodomt.blogspot.com/2007/05/bolsa-feltrada-misso-cumprida.html

Boa diversão!!

6 comentários:

claudia camara disse...

Oi Lia, eu também adoro pacht, mas não tenho feito, falta de tempo, sabe como é, trabalho, casa, filhos e tudo mais, mas descobri hoje o seu blog e adorei, vi que vc deu aulas no Terequilt, adoro ir até lá, este ano não pude mas nos outros eu fui, sou de |Niterói e fazia pacht com a Vera na EvaeEva, era muito bom, tenho alguns trabalhos terminados e alguns por terminar, qualqeur hora posto no meu blog, adorei o seu já coloquei em meus favoritos, bom fim de semana beijos Claudia.

Anne Summers disse...

Ah está tudo lindo!!! Adorei.

Meu Cantinho disse...

Pois é amiguinha, a gente é assim mesmo juramos que não vamos pegar mais nada para fazer, que já estamos muito atarefadas, mas o bichinho passa perto e a gente ataca sem pensar. É um verdadeiro vício. Mas isto estressa e também dá prazer, e não vivemos sem isto.
Parabéns está lindico. Adorei esta técnica!! Beijocas saudosas

Rosi disse...

Oi guria!Antes tarde do que nunca!!Passei aqui prá te visitar e como vi meu nome ,estou agradecendo a citação e o link.
Obrigado mesmo.E vou ser abusada:será que tu passas prá mim a receita em português da bolsa da Knitty(aquela tal French...).Desde que a vi ela me tortura de desejo,mas como não sei inglês direito,fico só na vontade...
Desde já agradeço isso tbém.Meu email é
ofiodameada.blog@gmail.com
Beijoconas,
Rosi

Soninha disse...

Oi Lia,
adorei seu blog.
será que vc poderia me mandar a receita da sacola azul (acima, a primeira) estou aprendendo e me parece que consigo (tentar) a mais simples .
obrigada
Sonia (e.mail: matula@click21.com.br)

Soninha disse...

Oi Lia,
adorei seu blog.
será que vc poderia me mandar a receita da sacola azul (acima, a primeira) estou aprendendo e me parece que consigo (tentar) a mais simples .
obrigada
Sonia (e.mail: matula@click21.com.br)