quinta-feira, novembro 03, 2005

Halloween

Tem muita gente que confunde o significado dessa festa... Vou dar uma explicação pra 'leigos' (que não seguem o caminho da bruxaria, ok!). A palavra em si é uma corruptela de 'alls hallows eve', a noite de todos os santos, equivale ao Finados brasileiro. Essas festas surgiram em função de costumes antigos, herdados da época em que a Europa era basicamente agrária e comemorava as estações do ano com festas. Até mesmo a Santa Igreja Católica deu o braço a torcer e, em tempos que há muito se foram, adaptou seu calendário para adotar essas festas e assim converter os pagãos. No hemisfério norte, esta é a época de chegada do inverno e consideravam que era a época dos mortos (não há frutas, nada cresce). Então, dizem as lendas que, de 31 de outubro até 2 de novembro, se abrem os portais que ligam o nosso mundo ao mundo dos que já se foram e eles vêm visitar seus parentes para ver como estão.

Foi na Inglaterra, Irlanda e Escócia que surgiu o costume de fazer o 'Jack O'Lantern' (uma lanterna esculpida em um nabo com uma vela acesa dentro), mas como não existia o tal nabo nos EUA (pra onde levaram a festa), começaram a usar a abóbora para fazer a lanterna que guia as almas para visitarem os seus. Nessas noites se faz festa, deixando um prato para os 'visitantes do além', com comida, e o prato é colocado fora da casa pra alimentar os tais visitantes depois que a festa se acaba. E daí que surgiu o costume de dar doces e guloseimas pras crianças vestidas como 'mortos andantes' (no melhor sentido, por favor!) e por isso que a gurizada se disfarça de esqueleto, frankenstein e por aí vai. O México também tem tradições incríveis, pois eles vêem a morte como parte integrante da vida e assim a comemoram. E haja festa...

A bem da verdade, pra quem comemora estas festas sazonais (como eu) por aqui, agora é tempo de primavera. Estamos no hemisfério sul... :-)

Pra mim, o fim do outono e a chegada do inverno são em maio e junho... e é quando enfeito minha casa com cores de outono e inverno. Eu não comemoro Halloween, comemoro o término da estação da colheita, ou seja, os resultados de nosso trabalho... É bom ter uma data pra comemorar o que fizemos. Ainda mais porque Samhain (o nome do Halloween na Bruxaria) é justo no meu aniversário!

E andei ouvindo um bocado de críticas a respeito da festa. Algumas pessoas aparecem com frases do tipo 'Precisamos é comemorar as festas da nossa terra!' Perfeito, nada contra, mas a maior parte das nossas festas também surgiu em função de festas mais antigas, muitas importadas da Europa. A Páscoa, por exemplo, é a comemoração da chegada da primavera, não do outono... E o famoso Forró eram os bailes que os ingleses davam 'for all' (para todos), viram no que deu? ;-)

Outra crítica que ouvi um bocado: 'É, imitamos mesmo tudo que vem dos Estados Unidos.'
Na verdade, o Halloween começou a ser comemorado em São Paulo pelos estrangeiros, especialmente do corpo consular desse país. Aí todo mundo viu que era divertido e começou a brincar também... Quer coisa melhor?

Enfim, vamos é nos divertir. Festa é pra isso mesmo... ;-)
Comemorar a vida e seus ciclos!

Feliz Beltane (pra quem comemora pela Roda do Sul, como eu)
Feliz Samhain (pra quem comemora pela Roda do Norte)




Um comentário:

Sônia Maria disse...

Olá Lia!
Adorei!
Happy halloween!
Sônia Maria