sábado, outubro 13, 2007

Livre arbítrio

Ah, como é bom saber que temos o direito de escolher.... Isso tem nome, se chama:
Livre arbítrio.

O responsável pelos maiores erros e pelos melhores acertos dos indivíduos! ;-)
Nosso destino está escrito nas estrelas, mas muito depende das nossas escolhas pessoais...
E o direito ao livre arbítrio está na constituição de todos os países democráticos, na bíblia, em vários livros sagrados. Lembro dele sempre que vejo comportamentos extremamente preconceituosos, especialmente evangélicos extremistas que somente consideram válidas as suas próprias escolhas.

Por que tanto barulho e indignação? Bem, eu estava visitando um blog muito gracinha da Sônia Maria, o Falando de Crochet, que tem receitinhas, fotos e afins (crocheteiras, vale visitar o blog!), quando me deparo com este comentário dela. Como a Sônia postou várias receitas e explicações sobre Halloween, lá surgiu a patrulha evangélica criticando os fantasminhas e afins.

Gente, liberdade de expressão é ter o direito de postar, escrever, mostrar o que quisermos; somos adultos e arcamos com responsabilidade pelo que fazemos. A Inquisição terminou, caçada às bruxas também... Nesta nossa era informatizada, existem milhares e milhões de informações em internet, livros, jornais. Nunca houve tamanha avalanche de informações... E temos o direito de escolher aquilo que queremos ver. Não gostou de algo? Feche a página, vá ver o que lhe agrada... Mas não cerceie o direito alheio.

Em Bruxaria e Wicca, não é costume fazer proselitismo. Se algum dia você ver bruxo fazendo propaganda pra arrebanhar 'incautos', ou o cara é novato wanna-be ou não é bruxo.
E os caminhos são individuais... Você é cristão? Budista? Muçulmano? Sua religião lhe faz feliz?
Você se sente mais completo depois que encontrou esse caminho? Ótimo, esse é o ponto mais importante, que você esteja feliz com suas escolhas. Respeitando a diversidade e as opções alheias, conviveremos num mundo muito melhor.......

3 comentários:

Sônia Maria disse...

Olá, Lia!
Que bom receber sua visita!
Amei seu comentario e este seu poster também. Se não for pedir muito transcreva-0 em um comentario no meu blog. Tem muita gente precisando ler muita coisa que você escreveu aqui.
Detesto fanatismo.
Tenha um lindo domingo e
Feliz Dia das Bruxas para você.
Abraços com carinho,
Sônia Maria

Locke Cole disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcia disse...

Sempre amei as bruxas, sempre acreditei nelas, sempre me senti uma delas, tanto que tenho um grupo de amigas que fazem reunião todos os meses (ou quase, kkk) que se chama Reunião das Bruxas.
E não pensei que o tricô e crochê poderia fazer parte da tradição.
E achei sua explicação sobre o livre arbitrio muito correta. Sou espirita e esse é um dos primeiros ensinamentos que aprendemos.
Vou estudar mais sobre wicca, uma coisa que me fascina.
Aliás, Florianopolis me parece uma linda terra das encantadas.
Um beijo grande
Marcia