sexta-feira, abril 25, 2003

Quem foram os primeiros magos ingleses?

Existem feiticeiros na Grã-Bretanha há muito, muito tempo. Os primeiros magos eram conhecidos como druidas. O nome tem origem celta e quer dizer "conhecimento do carvalho". Eles formavam a clase de estudiosos e letrados na Grã-Bretanha e na Gália ( atual França).
Os druidas atuavam como sacerdotes, professores e juízes. Também se reuniam anualmente onde hoje é a cidade francesa de Chartres para debater questões genéricas e resolver controvérsias.
O Imperador Júlio Cesar, que conuistou a Gália e a Bretanha e registrou tudo o que descobriu sobre as novas terras, disse que os druidas "conhecem profundamete as estrelas e os movimentos celestiais, o tamanho da Terra e do universo, a natureza essencial das coisas e os poderes e autoridade dos deuses imortais. Contam todas essas coisas para seus discípulos."
O treinamento druida podia levar mais de vinte anos. Como César sugeriu em seu texto, o aprendizado incluía poesia, astronomia, filosofia e religião.
Os druidas veneravam diversos deusas da natureza - acreditavam em uma força religiosa que impregnava todas as coisas vivas. Também acreditavam na imortalidade e na reencarnação. Seus rituais iclíam sacrifícios animais e talvéz até mesmo humanos. De acordo com o relato de César, eles criavam enormes esculturas feitas com galhos e ramos de árvores, colocavam pessoas dentro e tocavam fogo. No entanto alguns estudiosos questionam essa versão, alegando que César pretendia desmoralizar os druidas por despeito, já que eles resistiram fortemente à invasão romana.

Nenhum comentário: