quarta-feira, outubro 02, 2002

Primavera : Tempo de renovação

A estação mais florida do ano começa este mês e vai até dezembro. É a época de renovar nossas energias físicas, de iniciar novos projetos e relacionamentos.

Enquanto o inverno exala o recolhimento e a reflexão, sendo o tempo próprio para reformulações, a primavera traz a força do renascimento.

No Brasil, onde as estações do ano são pouco definidas, nem sempre percebemos os ciclos da natureza com nitidez. Mesmo assim, eles influem em nosso ritmo. “Repare como nessa estação as pessoas saem mais, querem se mostrar ao mundo. Nosso espírito brota, como as plantas”, afirma o médico Antônio Marques, de Juiz de Fora, que segue os conceitos da medicina antroposófica (sistematizada pelo austríaco Rudolf Steiner no começo do século 20). Segundo ele, cuidar da alimentação é uma forma saudável de entrar na sintonia primaveril. Abuse das frutas e verduras frescas, que ajudam na purificação do organismo. Reduza a quantidade de cereais, que são muito calóricos.

A pele merece ainda mais atenção. “Nesta estação, estamos sujeitos a mais erupções cutâneas (espinhas, acnes, alergias). A pele deve estar sempre limpa e hidratada. A poluição acumulada no inverno ainda não se dissipou, e a camada de ozônio que envolve o planeta não filtra os raios nocivos do sol. Portanto, usar protetor solar diariamente é uma boa pedida”, diz o médico

Nenhum comentário: