sábado, julho 29, 2006

Nas paralelas que se foram

Lembram da Vanusa cantando Paralelas?

Das músicas da minha infância, Paralelas e Nuvem Passageira são as que me fazem parar o que estiver fazendo.

Porque ainda sou a nuvem passageira, observando a vida passar.
E a madrugada, apaixonada, tão acesa quanto o meu amor.
E por final, bem ao final, o infinito sou eu...

O tempo não pára...

E ai de mim se parar também! Tou com tanta coisa pra terminar por aqui, que me sinto até culpada pela minha lua em gêmeos totalmente assanhada que quer novidades...

Então, voltei a fazer a minha futura colcha aqui pra casa. Nas horas de descanso de tradução, pego a bolsa feltrada (falta ainda duas laterais, as alças e montar tudo). Também estão na mira mais duas colchas e alguns trilhos de mesa que planejei, mas nem sequer escolhi tecido pra eles. Acho que vão virar presente de natal... Sim, já está na hora de começar a pensar em natal, minhas alunas já começaram a fazer mil coisas lindas. E eu fico até me sentindo culpada, porque passo pra elas coisas tão práticas e fáceis, acabo eu mesma não fazendo. Vou tratar de mudar isso! :^)
Depois mostro as fotos, combinado?
Bye

domingo, julho 23, 2006

Uns pontinhos pra cá, outros pra lá...

Ok, eu admito. Sou maníaca, viciadinha e, pior, sem a mínima intenção de me consertar. Ao menos é por algo que considero saudável (além de delicioso): trabalhos manuais. Pra que essa confissão no meio de um blog? Pois é. Agora, além de patchwork, pintura country em madeira, crochês, costuras, fuxicagens, bonecas, tricôs de cachecóis e afins, também comecei a fazer trabalhos feltrados. (Ouço vozes ao fundo: 'Como?')

Sim, feltrados: você tricota uma peça, faz em um tamanho absurdamente gigantesco (é o que parece na hora), depois encolhe na máquina de lavar com um pouco de sabão e água quente. O resultado é um tecido grosso, sem pontos aparentes e, depois de secar ao ar livre no formato desejado (isso é importante!), o treco ainda fica levemente à prova de água e firme. Muito bom pra bolsas, sacolas, porta-outros-trecos e afins!!! Esta aí embaixo ainda precisa receber umas flores feltradas pra ficar perfeita, mas já estou carregando revistinhas fofas nela:

Claro que eu descobri meio sem querer, sapeando num blog de tricô. Eu queria só uma receita de chapéu ou bolsa pra fazer na minha viagem ao Rio, terminei com mais um vício. Ah, ainda por cima, é relativamente rápido e não requer demais do cérebro. Usamos pontos simples, porque eles não aparecem mesmo depois de feltrar. Só é necessário algumas receitinhas, agulhas largas e novelos com no mínimo 70% de lã pura (não pode ser acrílico). Já estou suspirando nos sites importados, cheios daquelas lãs cheias de frique-friques, porque lá nos States a coisa virou mania...

Aliás, os sites estrangeiros, especialmente os norte-americanos, estão lotados de receitinhas, dicas, imagens e fofices. Estou apaixonada pelo www.knitty.com!!! Lá que encontrei a receita desta bolsoleta fofa, a minha 'French Market Bag' que agora contém meus trabalhos de tricô em andamento:

E ainda traduzi a 'bolsa verde da Rosi' pras minhas 'migas da lista de discussões sobre 'felted things', vocês acham que eu ia conseguir viver sem amigas pra conversar a respeito? Nananinanão!

Cada um com seu vício, né? Fico tão feliz pelo meu render coisas lindas... :-D

Editando em 22/set/2010: O link para a French Market Bag traduzida é este:

http://artesbruxas.blogspot.com/2007/05/french-market-bag-de-polly-outhwaite.html

A bolsa azul foi inventada em cima de uma receita da Solange do Mon Tricot:

http://arquivomortodomt.blogspot.com/2007/05/bolsa-feltrada-misso-cumprida.html

Boa diversão!!