quarta-feira, novembro 23, 2005

I'm ready to go!

Correria e muito trabalho por aqui... Estive me preparando para poder viajar tranqüilamente, vou para Gramado amanhã. Festival de Patchwork, quer coisa melhor? Encontros com as amigas, um bocado de papos, montes de quilts pra olhar e quilos de fotos que vou tirar... Além de comprar muitos paninhos, básico!

E bastante coisa aconteceu por aqui. No feriado de 15 de novembro, a Mary e o Jorge vieram nos visitar. Até fomos pra praia! Com direito a fotos pra comprovar... ;-)



Realmente, Santa e muito Bela Catarina... Como podem perceber, o tempo melhorou bastante por aqui.

Segunda feira foi aniversário da minha irmã Kamilla. Parabéns, mana querida!
E no sábado é aniversário da minha sobrinha fofa e maravilhosa, a Isabella. Parabéns, amada subrica!!

Ainda bem que vou rever vocês logo... Se preparem, vai rolar amassos de meninas fofas!

Semana que vem eu volto, me aguardem com as novidades... Patchworkeiras, prometo relato completo. ;-)


quarta-feira, novembro 09, 2005

Já deu remédio pra gato?




Pois é, quem tem gato sofre na hora de dar remédio... Sofre o bichano e o dono do bichano! Não sou exceção. Minha gatinha é uma delícia de mansinha, boa praça mesmo, mas dar remédio gera sempre a mesma cena triste. Como todo mundo que tem gato, também já fizemos tentativa de alisamento de gatinha fofa, treinamento de pontaria de comprimido goela abaixo, enrolamento na toalha pra evitar escapulidas traiçoeiras e outras estripulias mais. Até que eu lembrei da técnica da minha avó...

Vovó tinha o Tipy. Tenho a impressão séria de que, se fosse humano, seria um viadinho simpatiquérrimo (mas viado). Meigo, lindo, tão fofo que dava vontade de beijar as fuças daquele cachorrinho. E o mesmo horror na hora de dar remédio! (Em março de 2011, inclui essa foto com os dois, ó Tipy e dona Eilah aí!)

Então, minha avó envolvia as pílulas em doce de leite. (Pra horror do veterinário, que dizia que não se dá doce pra cachorro, claro que ela ignorava como desdenhava do próprio médico.)

Um dia, depois de gastar quase meia hora aporrinhando a gata, lembrei da técnica da Vóvis. Em vez de doce de leite, usei requeijão. A mequetrefe fofolete até se lambiscou!

A manha é usar alguma coisa 'melequenta' que eles gostem. Requeijão, catupiry, ração molhada, tudo vale, desde que grude na língua e eles não possam cuspir. É só conseguir abrir a boca da criaturinha (o Eric que sabe fazer sem machucar) e colocar o mimo na língua exposta.

Espero que vc se lembre disso da próxima vez que precisar dar remedinho pro bichano...

terça-feira, novembro 08, 2005

Brava. Praia Brava


Estes dias estão perfeitos. Tempo nublado, dias suaves (às vezes um pouco abafados), noites frescas. Bom para andar por aí, excelente para olhar o mar, que hoje estava um tanto turbulento. A Praia Brava estava deserta, com cheiro de chuvisco, jeito de primavera com árvores verdes de tanta chuva...

Namorei as nuvens, beijei o vento que brincava nas ondas e voltei pra casa.

É. Tem suas vantagens morar em cidade perto da praia...


quinta-feira, novembro 03, 2005

Trabalhos do Halloween

Deixei em separado pra poder dar algumas explicações técnicas... ;-)

Este ano quiltei um painel e um trilho de mesa para a loja onde dou aula, a Apetrexos. Vai aqui uma amostra de como ficou linda a vitrine!


Para deixar as cores (maravilhosas) do painel impresso aparecerem, usei uma linha de nylon da Guttermann com linha normal na bobina (tensão da máquina baixa, pra linha de cima não puxar a de baixo). Contornei o que foi possível com o 'walking foot', depois me diverti contornando as imagens com o 'free-motion foot'. Foram uns 3 pra 4 dias de trabalho e, pra mim, mais que compensou.


Viva os painéis prontos...

Agora toca continuar a preparar o Natal... É tanta coisa pra se fazer!!!
Este ano já estou adiantando a confecção dos meus presentes... Metade está pronta, pena que não posso mostrar... ;-)

Depois tem mais. Inté!

Halloween

Tem muita gente que confunde o significado dessa festa... Vou dar uma explicação pra 'leigos' (que não seguem o caminho da bruxaria, ok!). A palavra em si é uma corruptela de 'alls hallows eve', a noite de todos os santos, equivale ao Finados brasileiro. Essas festas surgiram em função de costumes antigos, herdados da época em que a Europa era basicamente agrária e comemorava as estações do ano com festas. Até mesmo a Santa Igreja Católica deu o braço a torcer e, em tempos que há muito se foram, adaptou seu calendário para adotar essas festas e assim converter os pagãos. No hemisfério norte, esta é a época de chegada do inverno e consideravam que era a época dos mortos (não há frutas, nada cresce). Então, dizem as lendas que, de 31 de outubro até 2 de novembro, se abrem os portais que ligam o nosso mundo ao mundo dos que já se foram e eles vêm visitar seus parentes para ver como estão.

Foi na Inglaterra, Irlanda e Escócia que surgiu o costume de fazer o 'Jack O'Lantern' (uma lanterna esculpida em um nabo com uma vela acesa dentro), mas como não existia o tal nabo nos EUA (pra onde levaram a festa), começaram a usar a abóbora para fazer a lanterna que guia as almas para visitarem os seus. Nessas noites se faz festa, deixando um prato para os 'visitantes do além', com comida, e o prato é colocado fora da casa pra alimentar os tais visitantes depois que a festa se acaba. E daí que surgiu o costume de dar doces e guloseimas pras crianças vestidas como 'mortos andantes' (no melhor sentido, por favor!) e por isso que a gurizada se disfarça de esqueleto, frankenstein e por aí vai. O México também tem tradições incríveis, pois eles vêem a morte como parte integrante da vida e assim a comemoram. E haja festa...

A bem da verdade, pra quem comemora estas festas sazonais (como eu) por aqui, agora é tempo de primavera. Estamos no hemisfério sul... :-)

Pra mim, o fim do outono e a chegada do inverno são em maio e junho... e é quando enfeito minha casa com cores de outono e inverno. Eu não comemoro Halloween, comemoro o término da estação da colheita, ou seja, os resultados de nosso trabalho... É bom ter uma data pra comemorar o que fizemos. Ainda mais porque Samhain (o nome do Halloween na Bruxaria) é justo no meu aniversário!

E andei ouvindo um bocado de críticas a respeito da festa. Algumas pessoas aparecem com frases do tipo 'Precisamos é comemorar as festas da nossa terra!' Perfeito, nada contra, mas a maior parte das nossas festas também surgiu em função de festas mais antigas, muitas importadas da Europa. A Páscoa, por exemplo, é a comemoração da chegada da primavera, não do outono... E o famoso Forró eram os bailes que os ingleses davam 'for all' (para todos), viram no que deu? ;-)

Outra crítica que ouvi um bocado: 'É, imitamos mesmo tudo que vem dos Estados Unidos.'
Na verdade, o Halloween começou a ser comemorado em São Paulo pelos estrangeiros, especialmente do corpo consular desse país. Aí todo mundo viu que era divertido e começou a brincar também... Quer coisa melhor?

Enfim, vamos é nos divertir. Festa é pra isso mesmo... ;-)
Comemorar a vida e seus ciclos!

Feliz Beltane (pra quem comemora pela Roda do Sul, como eu)
Feliz Samhain (pra quem comemora pela Roda do Norte)